Política

Lula celebra ano histórico e anuncia fim da escala 6×1 em pronunciamento de fim de ano

24

Em pronunciamento nacional nesta quarta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejou boas festas à população e fez um balanço das ações do governo em um ano marcado por desafios e conquistas. Ele destacou que, apesar das dificuldades, o povo brasileiro saiu como o grande vencedor, com o Brasil deixando o Mapa da Fome, a retomada do Bolsa Família, o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização do salário mínimo. Lula enfatizou investimentos em geração de empregos e alimentação nas escolas, além do fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, o que beneficiará milhões de famílias a partir de janeiro, aliviando contas e aquecendo a economia. Na saúde, mencionou o programa Agora Tem Especialistas para reduzir filas no SUS, e citou iniciativas como Pé-de-Meia, Gás do Povo, Luz do Povo, o retorno do Minha Casa Minha Vida e o novo Reforma Casa Brasil, defendendo moradia digna como direito fundamental. Obras como a Transposição do Rio São Francisco e o Novo PAC também foram lembradas.

No âmbito econômico, o presidente comemorou a menor taxa de desemprego da história, recordes em empregos com carteira assinada e na renda média dos trabalhadores, além da inflação acumulada mais baixa de todos os tempos, resultando nos menores índices de pobreza e desigualdade. Dois milhões de pessoas deixaram o Bolsa Família neste ano por melhora de renda, e a nova Carteira Nacional de Habilitação promete ser até 80% mais barata. Para 2026, Lula apontou desafios como o crime e a violência, elogiando operações da Polícia Federal contra o crime organizado, que pela primeira vez atingiram o “andar de cima”, e prometeu esforço nacional contra a violência às mulheres, convocando os homens a se aliarem.

Internacionalmente, Lula ressaltou o respeito reconquistado pelo Brasil, com 9 milhões de turistas na COP30 em Belém do Pará, um sucesso que consolidou a liderança global no clima. Enfrentou o “tarifaço” com diplomacia, abrindo 500 novos mercados e evitando demissões. No encerramento, defendeu o combate a privilégios e o fim da escala 6×1 sem redução de salário, atendendo demanda popular por mais descanso e tempo com a família.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo relacionado

Fachada da CLDF em Brasília com ruas vazias simbolizando crises econômicas e anúncio de concurso fotográfico.
Cultura e LazerDistrito FederalPolítica

CLDF anuncia concurso fotográfico em meio a crises econômicas em Brasília

Em meio a crises econômicas em Brasília, a CLDF anuncia o concurso...

Canteiro de obras de saneamento suspenso no Catetinho, Brasília, por irregularidades em licitação da Caesb.
Distrito FederalPolítica

Desembargadora do TJDFT mantém suspensão de licitação da Caesb no Catetinho por irregularidades

Desembargadora do TJDFT mantém suspensão de licitação da Caesb no Catetinho por...

Fachada da Câmara Legislativa do DF com edifícios da Terracap ao fundo, representando conversão de licença-prêmio em imóveis e críticas por desigualdades.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Cldf aprova conversão de licença-prêmio em imóveis da Terracap para servidores

CLDF aprova conversão de licença-prêmio em imóveis da Terracap para servidores do...

Centro comunitário em Ceilândia com banners de Ação Mulher Cidadã, promovendo serviços gratuitos pela Secretaria da Mulher do DF.
CeilândiaDistrito FederalPolítica

Secretaria da Mulher do DF promove Ação Mulher Cidadã com serviços gratuitos em Ceilândia

Participe da Ação Mulher Cidadã em Ceilândia nesta quinta, 15/01/2026! Serviços gratuitos...