Brasil

Enem 2025 começa com abstenção similar ao ano passado e tema que provoca reflexões sobre o envelhecimento

46

No último domingo, milhões de jovens brasileiros enfrentaram o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, um ritual anual que mistura ansiedade, preparação e expectativa pelo futuro. Com mais de 4,8 milhões de inscritos habilitados, a abstenção ficou em 27%, um número próximo aos 26,6% do ano anterior e inferior aos registrados em 2023 e 2022. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a tranquilidade do processo, apesar de 3.240 eliminações por irregularidades como o uso de materiais impressos, equipamentos eletrônicos ou saídas indevidas do local de prova. Aplicado em 1.805 municípios com o apoio de mais de 300 mil pessoas, o exame cobriu 90 questões de áreas como língua portuguesa, literatura, história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação, além da redação. O gabarito oficial sai na quinta-feira (13), e o segundo dia, focado em ciências da natureza e matemática, está marcado para o próximo domingo (16).

O tema da redação, sobre as perspectivas do envelhecimento na sociedade brasileira, foi elogiado por sua atualidade, convidando os candidatos a refletir sobre questões como violações de direitos e etarismo – o preconceito baseado na idade. Camilo Santana enfatizou como o país está invertendo sua curva etária, com mais idosos, o que exige um olhar cuidadoso de todos. Professores consultados pela Agência Brasil viram no tema uma oportunidade para debates relevantes, enquanto o presidente do Inep, Manuel Palácios, descreveu a prova como “linda” e “maravilhosa”, alinhada às referências curriculares da educação básica. Para quem precisou de reaplicação, como os afetados pelo tornado no Paraná, as datas são 16 e 17 de dezembro.

Além de testar conhecimentos, o Enem segue como porta de entrada para universidades, especialmente públicas via Sisu, ou particulares através do Prouni e Fies, moldando o caminho de uma geração em busca de oportunidades.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo relacionado

Edifício do TJDFT em Brasília com bandeira a meio mastro, simbolizando luto pela morte de desembargador.
BrasilDistrito Federal

Morre desembargador Maurício Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

O desembargador Maurício Miranda, do TJDFT, faleceu aos 60 anos em 4...

Edifício judicial em Brasília com bandeira a meio mastro, simbolizando falecimento de desembargador no Distrito Federal.
BrasilDistrito Federal

Desembargador Maurício Miranda falece aos 60 anos no Distrito Federal

Desembargador Maurício Miranda, do TJDFT, faleceu aos 60 anos em 4 de...

Calendário com feriados nacionais marcados, em escritório em Brasília, representando divulgação do governo federal para 2026.
BrasilDistrito FederalPolítica

Governo federal divulga feriados nacionais e pontos facultativos para 2026

Descubra a lista oficial de feriados nacionais e pontos facultativos para 2026...

Rodovia federal no Brasil com viaturas da PRF durante o Natal, ilustrando queda em acidentes.
BrasilSegurança

PRF registra queda de 20% em acidentes nas rodovias federais no Natal de 2025

A PRF registrou queda de 20% nos acidentes nas rodovias federais no...